Setembro Amarelo: a TCK*Med apoia essa campanha
setembro amarelo

Setembro Amarelo: a TCK*Med apoia essa campanha

As condições mentais e emocionais também rondam os profissionais da saúde. Por mais que, em alguns casos, esses profissionais tenham acesso à informação de qualidade e redes de apoio, eles ainda precisam de suporte no cuidado com a saúde mental. O Setembro Amarelo ressalta a importância deste cuidado, e a TCK*Med apoia esta campanha. 


O objetivo do Setembro Amarelo é falar sobre a prevenção de suicídio, mas a campanha também reforça sobre prevenir e tratar a depressão, ansiedade, estresse, síndrome de Burnout e demais condições relacionadas à saúde mental.  


Síndrome de Burnout entre os profissionais da saúde

A jornada exaustiva e a atuação na linha de frente em situações pandemicas, como a da covid-19, são alguns dos fatores que ajudam a desencadear condições mentais e emocionais em profissionais da saúde, principalmente entre médicos e enfermeiros. A síndrome de Burnout, por exemplo, é uma das condições mais relatadas entre este público. 


A síndrome de Burnout está relacionada ao estresse desencadeado por excesso de trabalho. A condição crônica afeta diversas áreas profissionais de todas as áreas, e pode apresentar sintomas de cansaço extremo, desconcentração, irritabilidade, indisposição e falta de vontade de fazer atividades básicas. Entre os profissionais da saúde, a pressão e responsabilidade diária são as principais causas da condição. 


Segundo um estudo publicado na SAGE Journals, realizado no Japão, cerca de 30% dos profissionais da saúde que atuam nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) apresentaram prevalência para a síndrome de Burnout. O estudo concluiu que para reduzir essa estatística e ajudar a melhorar a qualidade de vida desses profissionais é necessário um bom apoio entre as equipes. Ou seja, é preciso quebrar o tabu e conversar sobre aquilo que está afetando a saúde mental e emocional dos profissionais – as instituições precisam oferecer apoio também!


Setembro Amarelo: a vida é a melhor escolha!

O tema da campanha de 2022 do Setembro Amarelo é “A vida é a melhor escolha!”. Ela reforça como é importante quebrarmos as barreiras e falarmos mais sobre esse assunto. Julgar, isolar ou negar ajuda só piora a condição das pessoas que sofrem com questões emocionais e mentais, que podem levar ao suicídio. 


Além de profissionais da saúde capacitados para falar sobre o assunto, há canais de atendimento disponíveis para ajudar quem precisa, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Vamos juntos escolher a vida e ajudar todos que precisam de apoio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.